top of page

Ensinar dança vai muito além de dançar bem.

  • tatisanchis3
  • 1 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de nov. de 2020




Será que todo mundo que vê tem noção da importância do desenvolvimento de capacidades que vão além do dançar bem, ser legal e bem intencionado?

Todas as pessoas, ou quase todas, que entram em uma sala de aula (presencial ou virtual) na posição de "professor" querem dar o melhor de si. Porém, sem ferramentas para ação e sem capacidade de auto-avaliação, quais são as chances de se conseguir os melhores resultados?

E o que podemos considerar como "melhores resultados"?

Ao formular as perguntas acima, uma nova e intrigante, talvez preocupante, passa pela minha cabeça: quantos


alunos experimentaram e não ficaram, quantos alunos passaram, mas não duraram, quantos alunos um professor já perdeu e vai perder por falta de preparo?

Vou falar disto em próximo post, quero seguir aqui com essa discussão sobre as competências necessárias para ministrar uma aula de dança, sobre o quanto elas são olhadas, faladas, estudadas, valorizadas.

E eu não consigo seguir sem trazer novas perguntas: o que é que faz uma pessoa escolher você e sua aula? Melhor: o que é que faz esta pessoa ficar estudando com você sem desistir?

Considerando que ao existir a relação de uma pessoa na posição de professor e outra (e outras tantas) na posição de aluno, estabelece-se (ou deva se estabelecer) um diálogo, a comunicação já se mostra como chave. Ao entender que a condução deste diálogo depende de quem está orientando, faz-se clar


a a importância de que ele seja eficiente em todos os sentidos e siga sendo diálogo (não monólogo). Nesta comunicação, a ferramenta fala é apenas uma de tantas. Você me leu pensando em fala né? Pois é...o assunto vai longe. Daí a didática e a dinâmica só acontecem depois, pois dependem do domínio da comunicação.

E aí, aquilo que parecia ser simples ficou mais elaborado. E ainda bem! É neste refinamento que mora a valorização do professor de dança.

E que a gente possa seguir crescendo na arte refinada, humana e respeitosa do ensinar!




 
 
 

Comments


bottom of page